Terça-feira, 11 de Novembro de 2008

O TAI CHI E EU (I)

 

Aqui há uns 20 anos ( e 20 quilos)  resolvi experimentar o tai chi.

Num dojo em Algés.

Se agora se torna mais fácil explicar o que é, naquela altura a reacção das pessoas era de pura desconfiança, como se eu fosse fazer parte de algum gang maléfico, espetar alfinetes ou degolar galinhas à meia-noite.

Quando eu tentava simplificar que era uma espécie de ginástica oriental perpassava-lhes logo pela imaginação malabarismos kamasutricos.

Também não lhes dei muito tempo para descobrirem.

Ao fim de pouco mais de um mês desisti.

Nitidamente, naquela altura, aquilo não era para mim.

Chegava lá esbaforida, com a cabeça cheia de briefings e prazos e conceitos e slogans e jingles  e dead lines e stresses vários que não se compadeciam da grande concentração necessária ao tai chi.

Espantar o macaco, pentear o dragão, deslizar a serpente, equilibrar o faisão dourado eram, então, coisas que me davam uma enorme vontade de rir e muito pouca convicção a fazê-las.

Agora voltei.

Com mais calma. Há vários métodos, o meu é tai chi de Wudang, nome das montanhas que fazem fronteira com o Tibete e, segundo a minha mestre que lá cursou, será o mais fiel aos princípios Taoístas

Gosto da elegância dos gestos.O seu significado já não me dá para a risota.

Mas daí a eu perceber e interiorizar a filosofia do Tai chi vai uma distância  maior do que a que nos separa da China.

Desta vez não desisto.

Já tenho os livros, a música, o leque e a espada.

Mas ainda vou ter de comer muito arroz para assimilar um pouco do espírito...

Vou dando notícias !

 

 

 

sinto-me: ninja coxa
tags:
publicado por entreparentes às 13:29
link | comentar | favorito
15 comentários:
De pedrocs a 11 de Novembro de 2008 às 15:59
Taijiquan é chinês, "dojo" é uma palavra japonesa.

Taiji de Wudang é pouco definidor. Que estilo é? Wu, Yang, Chen, Hao, Sun?

Sim, eu sou fanático.
De entreparentes a 11 de Novembro de 2008 às 18:27
Amiguinho
Se és fanático comigo estás bem tramado...
Tudo quanto eu sei é que se chama tai chi de Wudang.
Mas nada melhor para um fanático do que ir à fonte :
www.taoistgongfu.com/school.html

Quanto ao dojo chamavam-lhe assim se calhar porque lá também se praticavam karaté e outras coisas quejandas.
De pedrocs a 11 de Novembro de 2008 às 23:58
Gostei muito do site e não sabia que ainda existia uma escola em Wudang, activa. Como a origem do Taijiquan é um pouco nebulosa, Wudang costuma ser apenas uma das referências um pouco míticas da coisa. É comum inserir-se a prática num dos cinco estilos clássicos que têm os nomes das famílias que os desenvolveram, daí a minha pergunta.

Os Chineses não têm grande amizade pelos Japoneses, de uma forma geral, daí o meu comentário sobre o dojo.

Bom taiji ou como costumamos dizer: BAIXA ESSA POSIÇÃO!
De Jonasnuts a 11 de Novembro de 2008 às 17:04
Mãe, mais vale espantar o macaco do que espancar o macaco :)

E não me refiro ao macaco que deixou o comentário especializadíssimo ali em cima.

É outro macaco.
De * * Grilinha * * a 13 de Novembro de 2008 às 13:33
É mesmo isto!!!! (salto na cadeira, puxo o portátil para a frente e leio tudo de fio a pavio)

Lembraste de ter dito aqui há uns tempos que ía fazer Tai Chi?

Essa ideia teve que ser adiada e agora faz parte da minha lista de tarefas para os próximos 430 dias (é um blog novo que criei - coisas de quem não tem nada que fazer ou melhor, ainda não pode fazer as coisas que quer)
Assim que o fisioterapeuta der autorização vou mesmo atirar-me de cabeça ou será melhor de pés? no Tai Chi.

Acho que os primeiros tempos vou fazer algumas figurinhas ridiculas mas nos tempos que correm já não ligo a isso e divirto-me com as minhas macacadas e deslizes.

Não desistas e vai dando noticias do progresso que eu estou atenta e logo logo trago novidades.

Para te rires um bocadinho vai lá espreitar o blog das 43tarefasem430dias que já há por lá sugestões para novas tarefas e ainda nem comecei a executar a 1ª

Boa Semana e não penteies demasiado o macaco nem batas com o leque na careca do vizinho do lado
De KI a 17 de Novembro de 2008 às 14:19
Gostava de fazer um blog exclusivamente dedicado a este Natal, conto com a sua presença num post que poderá enviar para trapezista@sapo.pt. Poderá tb convidar alguem q deseje.
Serão publicados a partir de 1 de Dezembro até dia 25 do mesmo mês.
Obrigada e Boas Festas.

KI


[Tenho de vir ler e comentar com atenção, agora deu-me para esta iniciativa:)]
De KI a 17 de Novembro de 2008 às 15:39
Ui! Não gosto nada de Dragões, para macacadas tou cá eu, cobras nem vê-las, agora o faisão...naaaa, lembram-me águias e dessas tb distância. Eu adorei praticar yoga, e natação. Não tenho tempo, tempo q me permita usufruir em plenitude.

Espero q as ausências não sejam tão longas porque senão somos nós os visitantes que gostamos muito de ler a Sr.ª D.ª Olga que lhe damos o arroz!! :))
Mas um arroz simpatico nunca um Xau-xau. Um arroz assim de tamboril, uma carilada, um arroz de peixe... slurp... deu-me a fome!!

Boa semana.
De Anónimo a 26 de Novembro de 2008 às 15:06
Eu sei que não és nada do género do "Meu querido
Diário...." mas por favor já não posso ver mais o Tai Chi, não te deixes inibir pelo Pedrocs...
Bêjos
Mané
De Rita Mello a 28 de Novembro de 2008 às 12:17
Bom-dia,

Queria deixar um convite para visitar o blogue chocolateparaalma.blogs.sapo.pt, dedicado aos romances femininos publicados pela ASA. Vamos ter vários passatempos para si.
De Jonasnuts a 28 de Novembro de 2008 às 14:49
Cara Rita Mello,

Nos Blogs do SAPO dispensamos o Spam.
Por Spam, neste caso, entenda-se os comentários que nada têm a ver com o post em causa, como é o caso do comentário que acaba de deixar no Blog entreparentes.

Temos muito gosto em apoiar todos os livros, acções e demais eventos associados a Blogs alojados no SAPO, nomeadamente através dos destaques, mas não gostamos de spam.

Se quiser aprofundar alguma das questões acima referidas, o meu endereço de mail é jonas@co.sapo.pt
De KI a 4 de Dezembro de 2008 às 14:35
Aha!! 'Tá explicado porque a menina dona deste blog n respondeu ao meu convite de Natal. Foi considerado spam
De entreparentes a 4 de Dezembro de 2008 às 18:26
Que ideia.Ki ! Foi agora considerada spam...
Eu só não participei porque estou atacada da maior carga de preguicite aguda de que há memória !
Basta olhares para a data do meu último post...
A ideia até é gira... talvez ainda me anime !
Bjs.
De KI a 5 de Dezembro de 2008 às 15:18
Eu fico a aguardar... beijos e um fim de semana fantástico com sol de preferência :)
De ncbastos a 5 de Dezembro de 2008 às 04:22
Boas a todos os presentes. Foi a viajar em blogs variados que encontrei este sobre o TaiChi. Achei interessante haver Portuguese interessados nestas coisas do Tao e do TaiChi.
Vivo em Macau há vinte anos e o TaiChi é algo que conheço como a ginastica dos idosos:) Não me mal interpretem, mas aqui em Macau o taiChi é muito respeitado, a razão porqueos idosos são quem o pratica é por se acreditar que os mais jovens ainda não necessitam. Passo a explicar.
Teoricamenteo TaiChi é uma dita giástica que permite ao corpo conservar e desenvolver as energias do ser humano, ora assim um jovemnão precisa ainda pois teoricamente sendo jovem ainda devia têr as ditas energias no sitio.:)

Se tiverem interesse o Governo de Macau têm muitos cursos de TaiChi disponiveis o nos seus site poderão concerteza descobrir muita informação.

Eu poderei fazer uns auploads de vez em quando a este site para vosso prazer. Mil cumprimentos e que descubram todos o TAO.

Abraços
De KI a 5 de Dezembro de 2008 às 15:17
Olá, vim deixar os Parabéns pela filha que faz 40 anos que hoje nasceu, e enviar um beijo e um abraço :)

Comentar post

.pesquisar

 

.Sítios que eu visito

.posts recentes

. Daqui a 1 mês não tenho n...

. O Xico Careca e o Faceboo...

. As escadinhas da Regina

. Já lá vão 50 anos...

. Escrever...

. O TAI CHI E EU (I)

. Voltei !

. Vou fazer Harakiri...

. Saravá, amigo de Apucaran...

. Como é que se diz ? Parec...

.arquivos

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Outubro 2006

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds