Terça-feira, 6 de Janeiro de 2009

As escadinhas da Regina

 

Esta imagem captada agorinha mesmo desde a minha janela é dedicada à Ki, cujo comentário ao meu último post despoletou uma série de lembranças daquelas que trazem aromas, sabores, sensações...tudo do melhor.

 

Já antes vos confessei o meu enorme vício mas faço-o de novo nesta sessão :

 - O meu nome é Olga e sou chocólatra !

 

Infelizmente também sou um pouco 'colesterólica' ...

 

Vá lá que os deuses nem sempre estão loucos e, quando me mudei para esta casa, estavam a deitar abaixo a Fábrica de Chocolates Regina,  senão seria de Tântalo o sacrifício de inspirar o maravilhoso perfume que, dizem os que se lembram, descia as escadas e entrava Luís de Camões adentro.

 

Regina é nome de mulher - Saravá Elis - mas para mim será sempre nome de chocolate .

 

E caixas de furos !

 

 

Nos meus tempos de muito menina ir à Feira Popular era coisa de família.

 

Jantar, carrocel, algodão doce, copo de vidro com o meu nome gravado, o comboio fantasma onde nunca andei, o poço da morte que nunca vi, os carrinhos de choque  mais uma corrida mais uma viagem, fotografias calendoscópicas e a bruxa que subia e descia ponha uma moeda na mão da Dora que a Dora conta-lhe tudo, colares de pinhões, ó freguês vai um tirinho e mais as séries de rifas das panelas, tudo ao molho, muita luz, muita cor, muito barulho, muito cheiro a sardinha e a frango...era a Feira Popular !

 

Mas para mim o bom, o máximo, o apogeu, o suprasumo era a paragem no stand da Regina...eu mal chegava ao balcão. Bicos dos pés, gana na mão...

 

Cada furo vinte e cinco tostões. - Ó mãe pode ser mais um ? Só mais um, vá lá !

 

Bola preta, chocolate estreitinho, com uma camada fininha de nougat no meio !

 

Mas o da bola dourada...meu Deus, era enormeee !

 

As tabletes amoleciam nas minhas mãos e eu adorava o chocolate assim meio derretido.

 

(Mais tarde eu e a minha prima G apurámos a técnica pondo as tabletes ao sol  )

 

Agora evito, acho que até lembrança engorda.

 

Mas não engano ninguém...

 

  Neste Natal o meu neto mais velho disse à mãe que queria comprar uma prenda para a avó, que até já sabia exactamente o que queria oferecer. ...e foi assim que ganhei uma caixa de Ferrero Rocher !!!

 

Acabadas as festas voltei a uma alimentação mais regrada, mais peixe, mais legumes e nada de açúcar....(imaginem como fiquei contente quando há um bocadinho, a desmontar a árvore de Natal, descobri bem lá no meio (escapado dos meus três netos) um pequeno mas saborosissimo pai natal de chocolate !

 

Heehehehehehe !

 

 

 

sinto-me: mesmo bem
publicado por entreparentes às 22:13
link | comentar | favorito
11 comentários:
De * * Grilinha * * a 7 de Janeiro de 2009 às 01:08
Gulosa

Viste a minha árvore de Natal deste ano? Não? espreita aqui .
Acredita que não provei 1 único chocolate das centenas dos que ali estavam "Lá no sapo adoraram a caixinha que o rapaz levou"

Voltando ao post e à imagem. Aquela escadaria era boa para me sentar a descansar sempre que me dá piripaicos . Pelo menos não me estatelava ao comprido como da última vez.

O cheirinho a chocolate da Fábrica Regina deveria ser uma tentação para os moradores da zona (volta e meia compro umas barras de Regina no Pingo Doce).
Aqui pelo Beato era o cheiro a bolachas da Nacional e o café torrado na "moagem Portugal e Colónias??!).

Tempos em que andava á pendura no eléctrico do Poço do Bispo para a Madre de Deus

A escrita já vai longa e parece que ainda há por ali uns chocolates esquecidos. Vou desafiar o rapaz que adoooora estas coisas.

Benditos netos que te deixaram essa prendinha para o Dia de Reis
De entreparentes a 7 de Janeiro de 2009 às 07:54
Claro que vi a tua árvore de Natal...visito-te todos os dias ! E o que fazes acordada a uma horas daquelas ? Não descansas nunca ?
Uh ...cheirinho a bolachas também não era nada mau !
De Ventania a 7 de Janeiro de 2009 às 08:19
Bem, estava a ler o teu post e de repente dei por mim com água na boca...
Até senti o cheiro do papel vermelho e dourado dos chocolates Regina, que para mim continuam a ser dos melhores.
Beijinho
De Anónimo a 7 de Janeiro de 2009 às 15:12
Guinha,

Não te esqueceste daquele que era mesmo um almoço, o "comacompão"? Foi por estas e por outras que começámos na dieta, isto é, a ver quem é que conseguia comer menos, entre copos de leite e Lipoperdur. Era a loucura!!! Bjocas Mané
De Maria Eduarda Colares a 10 de Janeiro de 2009 às 21:50
Desde a já tão distante campanha dos "chocolates Nestlé" que não consigo olhar bem de frente para um chocolate. Será da indigestão que me provocou a saga criativa? Ainda me lembro da crise de vesícula! Portanto os meus quilos não se devem ao chocolate, isso de certeza. Mas um Ferrero Rocher de vez em quando, marcha!
Bom 2009 e beijos a esses netos que me apetecia conhecer nem que fosse de fotografia.
De entreparentes a 11 de Janeiro de 2009 às 20:42
A mim só me tocou a conta do MILO que não era assim tão apetecível como isso !!!
Qualquer dia mostro-te os meus netos mas, mais coisa menos coisa, são como as respectivas mãezinhas deles !
Bom 2009 para todos
De Maria Eduarda a 11 de Janeiro de 2009 às 23:17
Então de certeza que vale a pena conhecê-los! Fico a aguardar.
Beijos a todos e um bom 2009!
De KI a 13 de Janeiro de 2009 às 20:29
Adorei a surpresa muito obrigada ou Saravá :)

Lembranças mil dessa rampa, ainda hj sinto o aroma chocolate quando lá passo, era bestial.

Da Feira Popular restam-me saudades, muitas, ainda recordo os dias de chuva q n podíamos ir, dos carrósseis em que andava a desafiar a gravidade e a julgar-me imortal. Do cima abaixo da bruxa do Comboio Fantasma, das teias de aranha q lá dentro nos batiam na cara. Da Casa dos Espelhos e do holograma do Krueger com a serra eléctrica na Mansão do Terror. Uma vez fiquei pendurada na roda gigante lá em cima, Lisboa teve outra dimensão para os meus olhos nessa noite e ainda outra vez fiquei na transversal no Polvo :) Adorava a Bailarina com cara de traveca, adorava a magia da Feira. Lembro-me da cara da Maria Armanada nas latas de Coqui e em alguns desses stands dos chocolates, saíam-me bolinhas vermelhas (quase sempre) mas n me recordo do que davam, sempre gostei mais de rifas ou de enfiar as bolinhas de ping-pong onde saíam invariavelmente baralhos de cartas, porta-chaves e etc. é incrivel como as crianças acham sempre que é fácil trazer um boneco daqueles coloridos e as setas estão direitas e as miras daas espingardas de tirinhos nem estão torstas. Mas disso é feita a magia, da ilusão... como a vida.

Recordo-me das farturas que n gostava na altura, das sardinhas q adorava e do caldo verde, de jantar no aniversário algumas vezes na roda ( acho q era esse o nome do restaurante), das intermináveis secas que apanhava a ver móveis na Maíuscula, das maçãs vermelhas que parecia mais apetitosas aos nossos olhos de criança.

Nunca gostei do "carrossel" dos burritos tinha pena dele, achava uma crueldade. Adorava o 8 e bater nas bolas cor-de-rosa, e andar naquele circuito com carros e carrinhos.

Parece que foi ontem. Mas ontem comprei foi um Regina para o puto, já não são com a forma antiga e veremlhos e dourados, nem as sombrinhas... mas contei-lhe de como eram dantes estes chocolates tão especiais quando tudo não nos aparecia de mão beijada...

Tão longo o comentário, sorry...

Um beijo enorme pela ternura :)
De * * Grilinha * * a 24 de Janeiro de 2009 às 00:14
Boa Noite

Ontem escrevi um email todo janota no meu novo mini-pc enquanto levava 2 unidades de ferro e quando o ía para enviar ..... procurei .... procurei .... mas não tinha o teu endereço de email.

Manda-me um email para o grilinha@gmail.com que eu envio o email de ontem na volta

beijinhos

Grila de antenas murchas
De Anónimo a 14 de Dezembro de 2009 às 12:19
Entreparentes, olá!

Andava no Google à procura de imagens dos antigos chocolates Regina exactamente por causa desse cheirinho a chocolate, maravilhoso, que se sentia nessas escadas que tem o prazer de ver da sua janela. Se quer acreditar, sempre que sinto esse cheiro, lembro-me desse sítio. Dá-me autorização para levar a sua foto lá para o meu cantinho? Com indicação da proveniência, claro... Obrigada!
De Goldfish a 14 de Dezembro de 2009 às 12:22
Não percebo porque é que o meu comentário anterior ficou anónimo... não era esse o objectivo! O meu blog é o http://peixe-fora-de-agua.blogspot.com.

Obrigada de novo!

Comentar post

.pesquisar

 

.Sítios que eu visito

.posts recentes

. Daqui a 1 mês não tenho n...

. O Xico Careca e o Faceboo...

. As escadinhas da Regina

. Já lá vão 50 anos...

. Escrever...

. O TAI CHI E EU (I)

. Voltei !

. Vou fazer Harakiri...

. Saravá, amigo de Apucaran...

. Como é que se diz ? Parec...

.arquivos

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Outubro 2006

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds